2007-12-29

Subject: As 10 mais doidas da ciência em 2007

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

As 10 mais doidas da ciência em 2007

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo

1º lugar - Morde-me!!

As picadas de aranha podem ser extremamente dolorosas mas algumas têm um efeito secundário invulgar: excitam as pessoas. Pessoas mordidas pela aranha armadeira Phoneutria spp não só sentem dor e um aumento da pressão sanguínea como também ficam com uma erecção de horas. Agora, os investigadores conseguiram isolar o químico responsável por este efeito espectacular e esperam desenvolve-lo para um medicamento ainda melhor que o Viagra.

 

2º lugar - A vaca baixa em calorias 

A vaca que produz leite magro foi descoberta já há alguns anos. A vaca, baptizada Marge, passou agora as suas capacidades mutantes às filhas, um óptimo sinal para os investigadores que esperam criar vacas que produzam leite sem gordura. Mas para esse sonho se tornar realidade são precisas muito mais vacas porque este tipo de animal produz menos leite que o habitual.

 

3º lugar - Verdadeira experiência extracorporal 

Parece que as experiências extracorporais não são necessariamente algo que só acontece aos malucos. Durante a utilização de óculos de realidade virtual, voluntários que observavam versões falsas de si próprios a serem ameaçados com um martelo, tinham as mesmas reacções que teriam se estivesse a passar-se consigo próprios.

 

4º lugar - Terra púrpura 

Formas de vida púrpura podem ter coberto a Terra muito antes de as verdes terem surgido e, eventualmente, dominado o planeta. Estas bactérias antigas podem ter sido capazes de captar a energia solar através de um processo diferente da fotossíntese, dando-lhes a cor violeta. 

 

5º lugar - Technicolor

Alguns ratos de laboratório são finalmente de experimentar a beleza de um arco-íris, graças à manipulação genética. Os roedores foram injectados com um segmento de DNA que lhes permitiu ver uma maior gama de cores, situação que a natureza permitiu há muito ao Homem. 

 

6º lugar - Ratos assassinos 

Um bando de ratinhos do campo não parece tão fofinho e engraçado quando são filmados a matar crias de albatroz no ninho. Este tipo de chacina tem sido responsável pela redução do sucesso reprodutor das aves de forma significativa, situação anteriormente atribuída às ratazanas, nesta e noutras espécies.

 

7º lugar - Criar nova Vida 

Os cientistas removeram material genético de uma espécie de bactéria e instalaram-no com sucesso no citoplasma de outra, um pequeno passo no caminho para a criação de Vida artificial. 

 

8º lugar - Engordem-nos! 

Os Incas garantiam que as crianças eram muito bem alimentadas antes de os servir aos deuses. Investigadores analisaram amostras de cabelo de múmias congeladas de crianças e descobriram que as crianças camponesas (habituadas a comer batata e pouco mais) recebiam iguarias como trigo e carne seca de lama antes de serem sacrificadas. Algumas das crianças tinham apenas 6 anos de idade. 

 

9º lugar - Dias mais curtos

O aquecimento global é algo extremamente perigoso mas parece que não vamos ter que nos preocupar com isso muito tempo por dia. Um modelo de alterações climáticas prevê que a pressão oceânica flutuante vai levar mais massa líquida para o Pólo Norte, aumentando a rotação da Terra. O resultado será o encurtamento do dia em cerca de 0,12 milissegundos por volta de 2200.

 

10º lugar -  Homens das cavernas são os preferidos

As senhoras gostavam do tipo 'homem das cavernas' nos tempos primitivos e parece que continuam a gostar. Uma análise de crânios revelou que as mulheres, logo a evolução, seleccionam homens com faces superiores curtas (do tipo Brad Pitt e Johnny Depp) mas essa preferência não é exclusivamente humana. Investigações anteriores já mostraram que nos chimpanzés a preferência é a mesma. 

 

 

Saber mais:

Lembram-se destas?

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com