2007-12-15

Subject: Orcas fazem ondas para caçar

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Orcas fazem ondas para caçar

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo

Algumas orcas antárcticas usam uma inteligente táctica para caçar regularmente focas: trabalhando em equipa, criam ondas que arrastam as focas de bancos de gelo flutuante, confirmaram os investigadores.

O comportamento foi observado pela primeira vez em 1979 mas na altura foi considerado uma situação de engenho cetáceo isolada mas agora, Ingrid Visser, do Orca Research Trust da Nova Zelândia, relata outras seis observações dos animais a caçar em grupo de forma a dividir bancos de gelo flutuante, empurrá-los para águas abertas e criar ondas para arrastar os animais sobre eles directamente para as mandíbulas dos ajudantes.

O comportamento apenas foi observado ao longo da Península Antárctica e em mais nenhum lado do mundo, salientam os investigadores, incluindo noutros grupos de orcas de habitats gelados no Árctico e no Antárctico. O relatório foi publicado na revista Marine Mammal Science e um vídeo recente do comportamento está disponível no site You Tube (com o momento chave a acontecer cerca de 2 minutos e 40 segundos depois do início).

Não é a primeira vez que um comportamento complexo é observado exclusivamente num grupo de orcas. No início dos anos 70 do século passado, uma orca foi vista na Argentina a atirar-se para a praia para junto de focas. De início parecia estar em algum tipo de dificuldade mas depois lançou-se sobre as focas próximas, agarrou uma pelo pescoço e arrastou-a para a água. 

Esta técnica de se lançar para a praia já tem sido observada, desde então, centenas de vezes na Argentina mas sempre entre um pequeno grupo de orcas. Estudos demonstraram que as orcas conseguem calcular as suas investidas para a praia de forma a coincidir com as marés, reduzindo o risco de ficarem permanentemente encalhadas.

Tanto a técnica de se atirar para a praia como a de criar ondas parecem ser técnicas que os animais mais velhos do grupo ensinam aos juvenis. As orcas argentinas foram observadas a empurrar os jovens para a praia, encorajando-os a tentar a táctica, muitas vezes colocando-se ao seu lado para demonstrar o procedimento. 

 

No grupo da Península Antárctica, as orcas jovens são frequentemente observadas nas redondezas durante a caçada e os adultos por vezes colocam focas vivas novamente em cima dos bancos de gelo depois de as caçarem, aparentemente para que os jovens façam uma nova tentativa. “Trata-se de cultura das orcas", diz Visser.

As características culturais únicas dos diferentes grupos de orcas podem levar a que reconsidere o seu estatuto de conservação, considera Astrid van Ginneken, do Center for Whale Research de Friday Harbor, Washington.

As orcas Orcinus orca não são consideradas uma espécie ameaçada pois são encontradas em todos os oceanos terrestres. Algumas populações locais, no entanto, estão ameaçadas por alterações no seu habitat.

Mas se grupos de orcas com culturas únicas devem ser consideradas separadamente é uma questão que ainda não foi analisada. “Populações distintas socialmente e com tradições especializadas estão em risco de forma muito mais acentuada do que a população genética e as nossas políticas conservacionistas precisam de reflectir isso", diz van Ginneken.

 

 

Saber mais:

Vídeo da caça com ondas

The Orca Research Center

Hubbs SeaWorld Research Institute

Orcas são os animais árcticos mais contaminados

Orcas chamam mais alto entre o barulho dos barcos

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com