2004-01-28

Subject: Droga veterinária mata abutres indianos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Droga veterinária mata abutres indianos 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Cientistas acreditam ter identificado a principal causa por trás do declínio catastrófico do número de abutres asiáticos. Nos últimos 10 anos, as perdas populacionais registadas ultrapassaram os 95% em 3 espécies de rapaces, em muitas áreas do subcontinente indiano. 

A investigação de Lindsay Oaks e sua equipa mostrou, agora, que as aves morrem após devorarem as carcassas de gado tratado com a droga veterinária muito vulgar conhecida por diclofenac. Esta descoberta é muito significativa pois é o primeiro caso conhecido do impacto ecológico negativo de um fármaco, numa área vasta e ameaçando 3 espécies de extinção, comenta a investigadora americana da Universidade de Washington. 

Gyps indicusAs 3 espécies referidas são o abutre oriental de dorso branco Gyps bengalensis, o abutre de bico longo Gyps indicus e o abutre de bico estreito Gyps tenuirostris, todas agora classificadas como criticamente ameaçadas. As aves sucumbem após falha renal e problemas intestinais.

Os primeiros sinais de que as aves estão afectadas podem ser notados através da forma como deixam a cabeça pender até às patas por longos períodos. 

O declínio no número de aves tem sido de tal forma alarmante que organizações internacionais têm enviado centenas de milhares de euros para financiar a pesquisa que tenta identificar a causa das mortes. Agora, a doutora Oaks e seus colegas encontraram elevados níveis de resíduos de diclofenac nos cadáveres de abutres nos campos. A equipa também conseguiu reproduzir padrões semelhantes de doença em colónias experimentais de abutres, alimentados, directamente ou através de carcassas de búfalo ou cabras, com diclofenac.

Outras possíveis causas de morte, como envenenamento por mercúrio ou arsénico ou doenças infecciosas, foram igualmente investigadas e eliminadas.

O diclofenac é uma droga anti-inflamatória não esteróide, usada na medicina humana para o combate à dor e à inflamação há várias décadas. O seu uso veterinário no gado do sul da Ásia tem crescido na última década. 

O relatório agora publicado na revista Nature levou a que grupos conservacionistas exigissem a retirada imediata do diclofenac.

 

Gyps bengalensis Os abutres desempenham um importante papel ecológico no ecossistema asiático, onde se espera que limpem e removam os cadáveres do gado e mesmo humanos, comenta o doutor Munir Virani, biólogo da organização conservacionista Peregrine Fund e que coordenou a extensa investigação de campo no Nepal, Índia e Paquistão. A sua perda teria importantes consequências a nível económico, cultural e de saúde humana, conclui. 

Um resultado imediato da redução do número de abutres tem sido a explosão da população de cães vadios, que se mudaram para áreas que os abutres já não limpam. 

A doutora Debbie Pain, investigadora da Royal Society for the Protection of Birds, comenta: nos anos 80 do século XX, Gyps bengalensis era considerado a ave de rapina mais abundante do mundo, mas em pouco mais de uma década a sua população diminuiu mais de 99%, com a morte de dezenas de milhões de aves. O declínio dos abutres asiáticos é um dos mais acentuados de qualquer espécie de ave e certamente mais rápido do que o sofrido pelo dodó antes da sua extinção. Se nada for feito, estas espécies vão extinguir-se. 

 

 

Saber mais: 

Nature

The Peregrine Fund

Royal Society for the Protection of Birds

BirdLife - Vulture Crisis

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com