2007-10-29

Subject: Porque as folhas ficam vermelhas no Outono

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Porque as folhas ficam vermelhas no Outono

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

As folhas no Outono ficam de um vermelho flamejante numa tentativa para armazenar o máximo do que o solo e as próprias folhas têm de bom antes de a árvore se acomodar para o Inverno.

Quanto pior for a qualidade do solo, maior o esforço que a árvore aplicará na recuperação dos nutrientes das suas folhas e mais vermelhas estas ficarão.

Esta é a conclusão a que Emily Habinck, da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, chegou após analisar árvores numa planície de aluvião e na área adjacente superior. O solo na zona superior tinha menor conteúdo de nutrientes e as folhas eram aí vermelho vivo, enquanto na planície de aluvião, onde o solo era rico, as folhas permaneciam amarelas no Outono.

"De forma simples, quanto mais vermelha a folha for, mais nutrientes vai reciclar", explica Habinck, que apresentou as suas descobertas no encontro anual da Geological Society of America, a decorrer em Denver, Colorado.

Ao contrário do que se pode pensar, as alterações de cor nas folhas não estão a ainda completamente compreendidas, pelo menos no que diz respeito aos tons vermelhos.

Com a aproximação do Outono, as árvores começam a degradar a clorofila verde das folhas e a redistribuir os nutrientes que lá estavam pelo tronco e raízes. Esta situação ajuda a árvore a manter-se viva durante o Inverno, quando a luz solar é escassa.

A cor amarela observada em algumas árvores no Outono resulta da perda de clorofila revelar os carotenóides que sempre lá estiveram mas a cor vermelha provém de um pigmento contendo azoto chamado antocianina, que tem que ser produzido quando o Outono chega.

Porque motivo as árvores se dariam ao trabalho de gastar toda esta energia quando tudo está a cessar actividades para o Inverno há muito que é debatido. Alguns investigadores sugeriram que estes pigmentos actuam como antioxidantes, que ajudam a árvore a combater as condições agrestes. Outros dizem que ajuda a atrair aves que dispersam os frutos e as sementes ou podem aumentar a temperatura foliar, ajudando a protege-las do frio.

 

Algumas pessoas têm observado que as árvores têm tendência a ficar mais vermelhas quando o Outono é particularmente luminoso e frio. Em 2001, William Hoch, agora da Universidade Estatal do Montana em Bozeman, sugeriu o pigmento actua como protector solar, ajudando a manter as folhas nas árvores mais tempo, permitindo que mais nutrientes sejam recolhidos.

A fotossíntese torna-se mais difícil com a degradação em curso da clorofila e as folhas tornam-se mais susceptíveis a danos causados pelo Sol. Folhas danificadas caem mais depressa e arrastam consigo um fornecimento de nutrientes.

Hoch fez um estudo em que criou árvores mutantes que não conseguiam produzir antocianinas e estas perdiam as folhas quando ainda estavam verdes, desde que expostas a um ambiente com luz brilhante e baixa temperatura. As árvores mutantes eram muito menos eficientes no armazenamento de azoto para o Inverno.

O estudo de Habinck sobre áceres vermelhos numa reserva natural de Charlotte apoia esta noção. As árvores das zonas mais elevadas, onde o solo é pobre em azoto, tinham folhas mais vermelhas que as árvores do ambiente de aluvião.

"Uma planta num solo pobre em nutrientes vai preocupar-se mais com a manutenção do nutrientes que tem", explica Hoch. Logo vai tornar as suas folhas vermelhas para impedir que caiam prematuramente.

A supervisora de Habinck, Martha Eppes, pretende agora analisar os dados de satélite para ver se existe uma correlação mais vasta entre a cor das folhas e o tipo de solo em grandes áreas. 

 

 

Saber mais:

GSA annual meeting 2007

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com