2007-09-10

Subject: História de sucesso das baleias questionada

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

História de sucesso das baleias questionada

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Uma história de sucesso na conservação das baleias, a recuperação das baleias cinzentas do Pacífico oriental pode não ser bem o que parece.

Desde o fim da caça comercial da baleia, o efectivo subiu para cerca de 20 mil, o que se pensava ser o nível em que a espécie estaria antes da caça ter começado mas um novo estudo que usou métodos genéticos, dado a conhecer na revista PNAS, sugere que os números antes da caça eram muito superiores.

Os cientistas também acreditam que as alterações climáticas podem estar a alterar o fornecimento de comida das baleias de forma significativa.

Já este ano, os cientistas notaram sinais de que as baleias cinzentas estavam a mostrar distintos sinais de má-nutrição quando chegavam aos terrenos de procriação de Inverno, ao largo da península Baja do México.

Colocaram a hipótese de que esta situação pode estar relacionada com as alterações climáticas mas a teoria prevalecente era que os números tinham subido acima do nível máximo de sustentabilidade do ecossistema. O novo estudo desafia essa ideia.

"Penso que quando analisamos questões populacionais em larga escala, como baleias esfomeadas ou mal-nutridas, devíamos estar a analisar as alterações climáticas a longo prazo nas suas zonas de alimentação", diz Liz Alter, da Universidade de Stanford.

Há algumas centenas de anos, três populações isoladas de baleias cinzentas viviam nos oceanos.

A população atlântica pensa-se que tenha perecido logo nos primeiros anos do frenesim da caça comercial à baleia e posteriormente as populações do Pacífico oriental e ocidental quase lhe seguiram as pegadas.

A população ocidental, que vive ao largo da costa leste da Rússia, está mais uma vez à beira da extinção, com a exploração de petróleo e gás como principais causas. O seu efectivo pode já ser tão reduzido como 120 animais.

No entanto, a baleia cinzenta do Pacífico oriental supostamente estava de boa saúde. Foi removida da lista das espécies ameaçadas americana em 1994, com os seus números anuais a rondarem os 20 a 25 mil animais, o que registos históricos da industria baleeira e modelos computadorizados indicavam ser perto do nível histórico.

 

A nova análise genética, que a equipa de Liz Alter publicou na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), desafia esta visão.

Analisando a variação genética no DNA das baleias, a equipa concluiu que em tempos existiam entre 76 e 118 mil animais no Pacífico. Mesmo se esses números fossem divididos entre as populações ocidental e oriental significa que a população actual das baleias cinzentas do Pacífico oriental está bem abaixo do seu nível histórico.

Os próprios investigadores reconhecem que é necessária uma análise mais profunda para confirmar as suas descobertas. Em particular, gostariam de recolher amostras da população criticamente ameaçada ocidental, o que é obviamente uma questão sensível dada a sua saúde precária.

A confirmação pode ter implicações na caça à baleia tradicional, ou de subsistência. Grupos aborígenes em Chukotka no nordeste russo podem caçar 124 baleias cinzentas todos os anos para fornecer carne às suas comunidades.

A tribo Makah do estado americano de Washington, perto de Seattle, pode caçar mais cinco animais. Essa caça está actualmente suspensa até que se atinja um acordo interno americano, ainda que uma baleia cinzenta tenha sido morta mesmo este fim de semana, aparentemente sem a autorização dos anciãos da tribo.

Se os números históricos eram muito superiores, isso implicaria que as baleias cinzentas não estão tão robustas como se acreditava, o que pode baixar estas quotas de caça ainda mais. 

 

 

Saber mais:

Declínio das baleias do Pacífico é um mistério

Alterações climáticas ameaçam espécies migratórias

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com