2007-09-08

Subject: Porquê que o macaco urinou nas patas?

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Porquê que o macaco urinou nas patas?

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Pode parecer estranho mas muitos macacos lavam as mãos e os pés com urina. Finalmente os investigadores pensam que perceberam o porquê.

Desde que este estranho comportamento foi observado pela primeira vez, as teorias explicativas têm vindo a variar, desde sugerir que ajuda os macacos a melhorar a aderência quando trepam às árvores a que se trata de um método original de limpeza.

Uma teoria largamente apoiada argumentava que os macacos usam a lavagem com urina para se arrefecerem quando as temperaturas são demasiado elevadas mas agora os novos estudos indicam que se trata de uma forma de comunicação social.

A noção de animais usarem odores químicos para comunicar uns com os outros não é certamente nova. Os cães, por exemplo, usam urina para demarcar os seus territórios, tal como muitas outras espécies. Mas quando se trata de urinar sobre si próprio, os investigadores pensavam que as razões psicológicas poderiam ser tão importantes como as sociais. Parece que estavam enganados.

A primatologista Kimran Miller e os seus colegas investigadores do National Institutes of Health Animal Center de Poolesville, Maryland, analisaram macacos capuchinhos em cativeiro durante 10 meses. Os investigadores registavam diariamente a temperatura e a humidade do alojamento dos macacos, bem como a taxa de lavagens com urina.

Os resultados do seu estudo, que serão publicados na revista American Journal of Primatology, mostram que o comportamento de lavagem com urina não se alterava nem com as variações de temperatura, nem com as de humidade.

Pelo contrário, Miller apercebeu-se de uma ligação entre as lavagens com urina e a busca de atenção.

 

Os machos alfa, por exemplo, duplicavam a sua taxa de lavagens com urina quando estavam a ser solicitados pelas fêmeas. Os investigadores pensam que esta pode ser a forma como os machos encorajam as fêmeas a continuar a prestar-lhes, depois de terem começado.

Em 87% das lutas ou dos incidentes agressivos, o derrotado na batalha lavava-se em urina. A equipa suspeita que mais uma vez se trata de comportamento de busca de atenção, neste caso busca de simpatia. No entanto, são necessárias mais investigações para se obterem mais certezas.

"Este estudo realmente desafia a teoria dominante de que a lavagem com urina em macacos capuchinhos está relacionada com a termorregulação", comenta o primatologista James Anderson, da Universidade de Stirling na Escócia.

"Observámos antílopes que urinam nas gargantas, abutres que defecam nas patas e macacos que lavam as mãos em urina", diz o endocrinologista comportamental Fred Bercovitch, do Centro de Conservação e Investigação de Espécies Ameaçadas de San Diego. "É óbvio que o urinar tem mais que se lhe diga do que apenas a eliminação de resíduos e é fantástico ver investigações como esta que estão a descobrir o motivo. " 

 

 

Saber mais:

Urina dos poderosos altera o cérebro?

Ureia protege os anfíbios dorminhocos

Ratos macho assinalam a sua disponibilidade com lágrimas

Macacos capuchinhos utilizam ferramentas

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com