2004-01-23

Subject: A última moda americana: cães de designer 

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

A última moda americana: cães de designer 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Os rafeiros, embora chamados por outros nomes, são a última moda em cães nos Estados Unidos. Os cães de raças cruzadas, antes exclusivos dos abrigos de recolha de animais vadios, são cada vez mais procurados por americanos interessados num cachorro especial. Criados propositadamente e com nomes engraçados, os novos "arraçados por encomenda" encontraram um novo estatuto (e um novo preço). 

Quando encontramos um grupo destes cães na rua ou num canil, chamávamo-los rafeiros, comenta Stephen Zawistowski, conselheiro científico da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, acerca destas misturas que ocorriam acidentalmente e agora são tão populares. 

YorkipooAlgumas das misturas mais procuradas, atingindo mais de 4000 euros por cachorro, são labradoodle, cruzamento entre Labrador e Caniche (poodle em inglês), o schnoodle, uma mistura schnauzer-poodle, o goldendoodle, mistura golden retriever-poodle, o cockapoo, mistura cocker spaniel-poodle e o yorkipoo, cruzamento entre um Yorkshire Terrier e um poodle.

Os cães com design, como são por vezes referidos, são tão populares pois combinam a pelagem que liberta pouco pêlo e é pouco alergénica do poodle, com a inteligência, temperamento agradável e tamanho de Labradors, golden retrievers, schnauzers e Yorkshire Terrier.

O labradoodle foi intencionalmente criado em 1970 na Austrália, com o objectivo de obter um cão-guia para pessoas alérgicas, de acordo com Beverly Manners, fundadora da Rutland Manor Labradoodle Breeding and Research Center em Vitória, Austrália. 

 

LabradoodleA maioria dos alergologistas acreditam que nenhum cão é 100% isento de causar alergias e é vulgar que as suas pelagens se alterem ao longo da sua vida, causando mais problemas aos alérgicos.

Mesmo assim, criadores de todo o mundo apresentam longas listas de espera para cruzamentos específicos. Dependendo da mãe natureza e dos critérios que o potencial dono colocou, a espera pode ser de anos. 

As técnicas de cruzamento variam de criador para criador: alguns cruzam labradoodles com labradoodles, ocasionalmente adicionando um poodle para "corrigir" a pelagem ou o temperamento, enquanto outros cruzam sempre Labradors com poodles. 

Alguns peritos animais acreditam que cruzamentos entre raças diferentes, seja por uma única vez ou ao longo de gerações, retira as melhores características dos 2 cães e origina uma espécie de super-cão, pois muitas vezes os cães de raça pura herdam qualidades negativas, em resultado da consanguinidade. 

Não há dúvida que os cães cruzados são mais saudáveis, refere Zawistowski, não são propensos a apresentar problemas genéticos herdados dos pais, algo que as pessoas já se aperceberam e estão a tirar partido. 

 

 

Saber mais: 

Labradoodles

Mixed Breed Dog Clubs of America

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com