2007-08-30

Subject: Fumar permanece nos genes mesmo depois de se deixar o hábito

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Fumar permanece nos genes mesmo depois de se deixar o hábito

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Alterações na expressão génica provocadas pelo tabagismo podem persistir muito para além do momento em que o fumador desiste do hábito, descobriram os investigadores.

Os resultados podem fornecer uma explicação molecular para o risco aumentado e continuado de cancro do pulmão, e outras doenças pulmonares, entre os antigos fumadores.

Quando os fumadores desistem de fumar, os seus corpos gradualmente começam a desfazer os danos causados pelos cigarros mas, contrariamente ao que se pensava, nem todos os sistemas corporais recuperam totalmente.

Apesar de o risco de doenças cardíacas, por exemplo, eventualmente voltar ao valor para um não fumador, o risco de cancro do pulmão e enfisema (uma doença progressiva dos pulmões que leva à falta de ar) permanece elevado mesmo que o paciente não fume há décadas.

"Estamos a reduzir o risco da doença ao deixar de fumar", diz Raj Chari, biólogo de cancro no British Columbia Cancer Research Centre de Vancouver, Canadá, "mas isso não quer dizer que ele alguma vez volte a ser zero."

Chari avaliou os níveis de expressão génica em tecidos raspados das vias respiratórias de quatro não fumadores (pessoas que nunca tinham fumado), oito fumadores e doze antigos fumadores que não fumavam um cigarro pelo menos há um ano e por há mais de 32.

Descobriram que alguns genes com expressão alterada em fumadores tinham voltado aos níveis normais nos antigos fumadores mas a expressão de outros 124 genes não tinha voltado ao normal. Os resultados foram hoje publicados na revista BMC Genomics.

As proteínas produzidas por vários destes genes estão associadas a doenças pulmonares. Por exemplo, vários genes relacionados com o ciclo celular eram expressos a níveis inferiores tanto em fumadores como em ex-fumadores. Essa situação é consistente com as taxas reduzidas de divisão celular nas vias respiratórias de pacientes com bronquite crónica ou enfisema.

Da mesma forma, vários genes que codificam proteínas envolvidas na reparação do DNA também são expressas a níveis inferiores em fumadores e ex-fumadores.

 

A doença podia ser outra explicação para a alteração na expressão génica. os antigos fumadores do estudo fumaram todos pelo menos um maço de tabaco por dia durante 30 anos ou mais todos revelavam sintomas de bronquite crónica ou enfisema. No entanto, Chari descobriu que os padrões de expressão génica não estavam correlacionados com a severidade da doença pulmonar, sugerindo que a culpa estava noutro factor.

Outro trabalho, ainda não publicado, de Avrum Spira, um especialista pulmonar da Universidade de Boston, Massachusetts, apoia a noção de que o próprio acto de fumar induz alterações genéticas a longo prazo. Spira diz que também descobriu diferenças na expressão génica num estudo com antigos fumadores saudáveis.

"As células das vias respiratórias parecem ter alterações a nível molecular que persistem muitos anos após se deixar de fumar", diz Spira, comentando o trabalho de Chari. Este tipo de estudo é um ponto de partida importante mas não estabelece por si uma relação causa/efeito entre alterações na expressão génica e as doenças pulmonares. 

Para analisar melhor este aspecto, Spira está a preparar um estudo que vai analisar as alterações na expressão génica e taxas de doença em fumadores, antes e depois de deixarem de fumar. 

 

 

Saber mais:

ASH - What happens when you quit smoking

Núcleos celulares enrugados podem fazer-nos envelhecer

O segredo da velhice muscular

Tabaco envelhece o DNA

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com