2007-08-23

Subject: Chimpanzés praticam autocontrolo

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Chimpanzés praticam autocontrolo

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Chimpanzés que lutam para acumular uma grande quantidade de comida mantêm-se deliberadamente ocupados para evitar a tentação de se alambazar imediatamente, descobriram os investigadores.

O estudo mostra que, tal como um viciado em compras luta para resistir ao apelo da publicidade, os nossos primos primatas recebem com agrado uma distracção que lhes tire da ideia o impulso de devorar tudo o que está à vista.

Os investigadores da Universidade Estatal da Georgia em Atlanta apresentaram a quatro chimpanzés um contentor de plástico ligado a um tubo que gradualmente enchia o contentor de guloseimas. Abri-lo, no entanto, cortava o fornecimento de comida. Os chimpanzés foram mantidos afastados da máquina de guloseimas mas de forma a que a pudessem ver, aprendendo assim que quanto mais tempo esperassem, maior seria a recompensa.

Mas como muitos de nós sabemos, o autocontrolo não é fácil. Estudos de crianças humanas mostraram que a criança de 5 anos média raramente consegue resistir a comer doces, mesmo quando lhe prometem que a abstinência será recompensada com ainda mais doces à posteriori.

Os investigadores da Georgia, Theodore Evans e Michael Beran, imaginaram que os chimpanzés teriam uma boa hipótese de resistir aos doces se lhes oferecessem uma variedade de brinquedos e outras distracções. "Escolhemos um conjunto de itens que sabemos que lhes interessam", explica Evans, "como escovar os dentes, por exemplo. Demos-lhes revistas para verem as imagens e fechos de correr e coisas do género, que eles gostam de desmontar."

Os chimpanzés realmente resistiram mais tempo a abrir o contentor quando tinham acesso aos brinquedos, mostrando que a brincadeira realmente lhes tirava o pensamento da comida. Também era mais provável que brincassem quando os doces estavam acessíveis do quando estavam atrás de uma barreira, sugerindo que optavam activamente por usar os brinquedos como uma distracção e não apenas pelo prazer.

Como nos humanos, no entanto, essa sabedoria chega com a idade. Os dois chimpanzés mais velhos do grupo, Lana, uma fêmea com 36 anos, e Sherman, um macho com 33 anos, conseguiram resistir mais tempo que a média: 18 minutos. 

 

Os chimpanzés mais novos, Panzee, uma fêmea com 21 anos, e Mercury, um macho com 20, estiveram menos bem, chegando a aguentar apenas 30 segundos antes de atacarem os doces.

Isto é impressionante, quando comparado com outras espécies em testes semelhantes, diz Evans. Pombos e ratos, e ainda mais alguns macacos, geralmente apenas conseguem ser convencidos dos benefícios da frugalidade alguns segundos, antes de cederem ao seu desejo pela comida.

O controlo dos seus impulsos pode ajudar os chimpanzés selvagens quando decidem onde e quando procurar alimento, acrescenta Evans. "O autocontrolo pode estar relacionado com a sua ecologia de alimentação: devem comer esta fruta aqui e agora ou devem ir mais longe e potencialmente encontrar fruta melhor?"

Os chimpanzés que estão abaixo na hierarquia social frequentemente têm que esperar a sua vez para obterem a melhor fruta, diz Brian Hare, do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology de Leipzig, Alemanha. Talvez distraírem-se a si próprios ajude a passar o tempo. 

Na sua própria investigação, ainda não publicada, Hare descobriu que os chimpanzés são os primatas mais pacientes que estudou, incluindo o Homem. 

 

 

Saber mais:

Georgia State University Language Research Center

Este chimpanzé está feito para andar ...

Será este um mundo 'chimpanzé ajuda chimpanzé'?

Chimpanzés lideram a corrida evolutiva

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com