2007-08-20

Subject: Migração forçada ajuda a repovoar parque queniano

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Migração forçada ajuda a repovoar parque queniano

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

No Quénia, teve início a migração de mais de 2 mil animais em direcção a um popular parque nacional que tem vindo a ser devastado pelo crime e pela caça furtiva, anunciaram as autoridades de defesa da vida selvagem do país.

Na década de 70 do século passado, o Parque Nacional Meru, no Quénia central, foi tomado de assalto por bandidos e caçadores furtivos, levando a uma dramática perda de fauna selvagem. Agora, o Serviço da Fauna Selvagem do Quénia (KWS) está a completar uma campanha com início em 2001 para repovoar uma área de 5 mil quilómetros quadrados.

"Queremos tornar o parque nacional Meru um parque exclusivo para turismo de alto nível, onde seja possível viver a experiência da natureza totalmente selvagem", explicou o porta-voz do KWS, Paul Udoto.

Uma grande variedade de animais, incluindo zebras e elefantes, está a ser levada de outras reservas para o parque: "Os animais estão a ser trazidos de dois ranchos e de um parque nacional porque nos apercebemos que estão em excesso nesses locais", diz Utodo.

A deslocação de seis semanas é o passo final no esforço para restaurar o parque Meru, mais conhecido por nele decorrer a famosa novela posteriormente levada ao grande écran Born Free, acerca de uma leoa órfã.

A deslocação de centenas de impalas e zebras já decorrer nas últimas duas semanas, explica Udoto, e os elefantes serão transportados no próximo mês. Os animais estão a ser deslocados em pequenos grupos ao longo de um percurso terrestre de 400 Km.

"Movemos os animais por estrada em caixotes especiais", diz Francis Gakuya, director dos serviços veterinários do KWS. Cada turno necessita de 4 camiões, dependendo da espécie o número de animais em cada veículo: um caixote de transporte pode levar 10 zebras ou 25 impalas, por exemplo.

Pelo menos um veterinário viaja em cada camião, para o caso de os animais ficarem agitados. Gakuya diz que quando mais de um macho de cada espécie vai em cada caixote, particularmente no caso de impalas ou zebras, há tendência para lutas, logo pode ser necessário tranquilizá-los.

 

Para além da chegada de novos animais, o parque Meru sofreu grandes renovações, com a construção de novas estradas e nova força de rangers. A deslocação dos animais de onde estão em excesso para onde estão em falta é a solução ideal, diz Josphat Ngonyo, director da organização não lucrativa de defesa dos animais African Network for Animal Welfare.

A reintrodução também pode ajudar a compensar o desequilíbrio ecológico do parque, que actualmente tem um número exagerado de carnívoros quando comparado com o de herbívoros.

Esta deslocação de animais não é a primeira no Quénia. Espécies tão complicadas como elefantes já foram deslocadas longas distâncias devido a questões de conservação, diz Ngonyo. Ele reconhece que o processo é difícil, os animais podem morrer no processo e as comunidades locais nem sempre estão envolvidas as comunidades locais.

Depois dos animais estarem instalados, os funcionários do KWS vão trabalhar para garantir que o parque Meru não volte a ser atacado por bandidos e caçadores furtivos. "Se algum caçador furtivo vier, estaremos preparados, é por isso que temos confiança suficiente para trazer todos estes animais de uma vez só", diz Udoto.

 

 

Saber mais:

Kenya Wildlife Service

African Network for Animal Welfare

Meru National Park

 

Comentar

Busca Imprimir  

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com