2007-06-09

Subject: Requerida patente para 'vida sintética'

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Requerida patente para 'vida sintética'

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Cientistas que estão a trabalhar para construir uma forma de vida totalmente do zero querem patentear o método genérico que planeiam utilizar para criar o seu 'organismo sintético'.

Craig Venter, o homem que liderou o esforço do sector privado para sequenciar o genoma humano, tem estado a trabalhar desde há anos para criar um organismo totalmente do zero mas mesmo construir a bactéria mais primitiva a partir de um kit de genes é uma tarefa hercúlea. 

Venter diz que, eventualmente, estas formas de vida podem ser construídas para produzir biocombustíveis e para absorver os gases de efeito de estufa.

A publicação da candidatura à patente desagradou a alguns ambientalistas e conservacionistas.

O grupo canadiano ETC, que segue os mais recentes desenvolvimentos em biotecnologia, apelou às agências responsáveis pelas patentes que rejeitassem todas as candidaturas que tivessem relação com formas de vida sintéticas. 

A candidatura à patente do Instituto J Craig Venter pretende a exclusividade de um conjunto de genes essenciais e de um "organismo sintético autónomo que possa crescer e replicar-se", criado com a utilização desses genes.

Também foi apresentada uma candidatura internacional à World Intellectual Property Organization (WIPO) que indica mais de 100 países onde o instituto pretende ter patentes monopolistas. 

A equipa de Venter tenciona construir um organismo com um "genoma mínimo" que possa depois ser inserido no interior de uma bactéria. 

Ao remover um a um os genes da bactéria Mycoplasma genitalium identificaram o número mínimo de genes necessários para que este organismo em particular se reproduza no seu ambiente controlado.

Foram capazes de remover 101 dos seus 482 genes sem matar a bactéria, o que significa que são necessários 381 para a replicação.

Mas a criação de um organismo vivo pelo Homem a partir do zero necessita de muito mais do que um genoma mínimo. Por exemplo, para que os genes funcionem são necessárias substâncias que transcrevam os genes para RNA e o traduzam, por sua vez, para proteínas.

Cientistas de todo o mundo tem lutado com a tarefa de gerar o chamado organismo sintético autónomo desde há anos mas até agora sem sucesso.

 

O grupo ETC diz que vai escrever a Venter pedindo-lhe que retire as candidaturas do seu instituto às patentes.

"Não queremos meter-nos numa estratégia legal a longo prazo para impedir a aplicação das patentes más. Estas patentes devem ser cortadas logo à nascença, antes de serem emitidas", diz Hope Shand, porta-voz do grupo.

Jim Thomas, também do grupo ETC, acrescenta: "Estas pretensões monopolistas assinalam o início de uma corrida comercial de apostas elevadas para sintetizar e privatizar as formas de vida sintéticas."

Ele considera que a companhia vai avançar com o seu trabalho sem que o público possa ter hipótese de debater as "implicações sociais, éticas e ambientais a longo prazo".

Venter alega que as formas de vida artificiais podem produzir soluções para problemas globais como as fontes 'verdes' de combustíveis e as alterações climáticas.

O esforço pode resultar em micróbios concebidos especificamente para produzir biocombustíveis como o etanol ou o hidrogénio. Estes micróbios também podem ser modificados para remover o dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito de estufa da atmosfera.

Venter anunciou pela primeira vez que os cientistas estavam a trabalhar na criação de forma de vida sintéticas numa conferência na Califórnia em 1999.

 

 

Saber mais:

Synthetic Genomics

ETC Group

J Craig Venter Institute

 

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com