2004-01-12

Subject: Orangutango pode extinguir-se em 20 anos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Orangutango pode extinguir-se em 20 anos

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O orangutango, o "Homem selvagem da floresta" asiática, pode desaparecer em apenas 20anos, segundo o WWF, pois no último século o efectivo deste grande primata foi reduzido em mais de 90% no Bornéu e em Sumatra. 

Globalmente, pensava-se que existissem entre 45000 e 60000 orangutangos até 1987, mas por volta de 2001 esse número estava reduzido a menos de metade, 25000 a 30000, dos quais mais de metade a viver fora de zonas protegidas. Os primatas, restritos às ilhas de Bornéu e Sumatra, são considerados como fazendo parte de duas espécies diferentes: orangutango do Bornéu Pongo pygmaeus e orangutango de Sumatra Pongo abelii. Este último está classificado como criticamente ameaçado, não devendo restar mais de 9000 animais. 

O WWF refere: a destruição do seu habitat deve-se ao abate comercial de árvores e abate para as plantações de óleo de palma e agricultura. Mais de 80% das florestas da Malásia e Indonésia já foram abatidas. Os orangutangos estão igualmente ameaçados pela caça furtiva e pelo comércio de carne selvagem, bem como pelos frequentes fogos florestais.

Mais de 60% dos orangutangos sobreviventes vivem fora de reservas, logo este declínio catastrófico irá continuar até que os esforços conservacionistas sejam efectivos em terras privadas.  

 

As fêmeas tornam-se férteis aos 12 anos e podem viver até aos 40 anos, mas têm um dos ciclos reprodutores mais lentos dos grandes primatas, tendo, em média, um parto em cada 8 anos. 

Um estudo sugeriu que os orangutangos poderiam tolerar uma redução de efectivo de cerca de 2% ao ano, mas uma perda de 50% em 15 anos é totalmente insustentável, daí a urgência do trabalho de conservação. Por cada orangutango que é capturado ou vendido, estima-se que 5 ou 6 mais morrem e nunca são encontrados. O WWF considera que o comércio internacional diminuiu drasticamente com o reforço das medidas de restrição da importação em Taiwan, mas ainda são muito procurados na Indonésia, como animais de estimação. 

 

 

Saber mais: 

Orangutan Foundation International

WWF

Sumatran Orangutan Society

Último refúgio do orangutango em perigo

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com