2003-10-06

Subject: Ameaça da sobre-exploração dos stocks pesqueiros

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

ameaça da sobre-exploração dos stocks pesqueiros

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Estudos recentes alertam para o aumento da pressão sobre os stocks pesqueiros globais, à medida que aumenta a população e a riqueza de certos países. Das poucas zonas que ainda se encontram em boas condições, a maioria irá sofrer quebras abruptas em breve. 

A procura, a nível mundial, de peixe duplicou nos últimos 30 anos, devido à explosão demográfica nos países pobres. Os autores deste novo estudo consideram que as capturas estabilizaram desde meados dos anos 80 devido à sobreexploração de recursos. Algumas populações estão de tal forma reduzidas que o seu futuro é incerto. 

No entanto, o consumo mundial de peixe passou de 45 milhões de toneladas em 1973 para mais de 91 milhões de toneladas em 1997. O relatório considera que o consumo de peixe nos países desenvolvidos estabilizou devido à estagnação do crescimento populacional nesses países. Pelo contrário, o rápido crescimento populacional dos países em vias de desenvolvimento, além do aumento do consumo de peixe nessas zonas, levou a este disparar do consumo mundial de peixe. 

Com este panorama, enquanto a maioria dos bens alimentares têm tendência para baixar de preço nos próximos anos, o preço do peixe deve aumentar fortemente, pois a procura irá ultrapassar a oferta. 

Com o surgimento de aquaculturas, que tentam tirar partido do aumento da procura, surgem igualmente as preocupações com os efluentes não tratados, a fuga de peixes de cultura, pressão sobre populações selvagens usadas para o fabrico de rações, etc. 

 

 

 

  Saber mais:   

Atlântico Norte encurralado entre a sobre-exploração e o aquecimento global

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo?? 

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com